segunda-feira, 5 de julho de 2010

Como fazer cortes de encaixe em acrílico.

A importância dos raios

Fonte: Dan Emery para Ponoko.



Depois de trabalhar com Drownspire e desenvolver as suas Vambit, o designer Dan Emery descobriu que pode usar com sucesso os nós ao fazer corte em acrílico.
Como ele mesmo diz, há, no entanto, alguns truques para isso.
Como você trata o fim de cada segmento é a chave. Se você tem um ângulo agudo, típico de um segmento de corte a laser, o acrílico sempre fratura naquele canto. Veja este exemplo.



Normalmente um curva fechada é a criação de um ponto fraco no acrílico. Não é bom quando isso é estruturalmente uma parte importante do projeto. Um pequeno raio naquele canto faz maravilhas para transferir as forças de um canto do segmento para o outro e reduz o risco de que o material se trinque.



Quanto maior o raio, mais forte será o reforço. Assim você precisará tomar uma decisão estética de quão grande poderá ser esse raio de corte. No Vambit os raios eram pequenos, 0,26 milímetros e foi o suficiente para fazer a diferença.
Outro truque para se ter em mente é colocar os nós em uma parte do projeto onde você pode garantir o comprimento. Dessa forma, você não precisa apostar na mudança e espessura do intervalo e a variação é muito menor. Isso ocorre quando você tem duas arestas que serão cortados pelo laser que são as bordas de atrito. Isso funciona se você estiver usando abas, mas não é necessariamente o caso se você estiver utilizando uma junta de entalhe.
Por exemplo, na concepção deste pião eu coloquei os nós na guia ao contrário do segmento.






As guias sobre as peças do triângulo se encaixem nas fendas da parte do círculo. A dimensão X e Y será sempre a mesma para o corte laser, portanto, eu coloquei a nós sobre essas peças. Se eu tivesse colocado os nós sobre o segmento do cabo (como na figura abaixo), os pontos de atrito seriam contra a superfície do material, nesse caso a peça que pode variar se a espessura varia.



Estamos interessados em conhecer suas experiências e qualquer outro conselho que vocês possam nos dar sobre corte laser.
Falem conosco!

Um comentário:

  1. Obrigado por dividir sua experiência.
    Encontrei essa postagem enquanto procurava resposta para uma outra dúvida, provavelmente você pode me responder.


    Quando crio um encaixe entre duas peças de acrílico preciso deixar alguma folga, ou posso cortar 10mm e encaixar em 10mm

    ResponderExcluir