sábado, 17 de novembro de 2012

Corte de Acrílico e Policarbonato




Embora muitos tipos de plásticos sejam visualmente parecidos, muitas vezes há diferenças fundamentais em suas estruturas moleculares e características físicas resultantes. Por conseguinte, o comportamento de corte por laser de materiais plásticos diferentes podem ser muito diferentes umas das outras. Um bom exemplo desta diferença é visto quando se comparam acrílico (PMMA) e os polímeros de policarbonato. Tipicamente, ambos os materiais são muito semelhantes, com as suas superfícies claras, transparentes, no entanto, quando cortadas utilizando um laser de CO2, os resultados são muito diferentes.

Acrílico é um polímero, plástico macio com uma estrutura molecular simples. Sua superfície altamente polida apresenta um acabamento suave quando exposto ao calor, tornando-se o material preferido usado por sinalização, troféu, e mostruários para lojas. Por outro lado, o policarbonato é um polímero de plástico mais forte devido à maneira como as suas estruturas de moleculares são constituídas. Sua maior resistência e resistência ao impacto torná-o um dos materiais preferidos para a construção de caixas de segurança e de lentes de plástico para óculos.

Para demonstrar as diferenças entre esses dois plásticos, um laser de 100W foi usado em conjunto com uma mesa XY e uma cabeça de corte equipada com uma lente de 2,5" distância focal. O primeiro corte de uma folha de 3 mm de espessura de acrílico a uma taxa de 10 milímetros por segundo. Ar auxiliar, 5 PSI foi usado para proteger a lente e reduzir o vapor de chamas de acrílico. O acrílico foi vaporizado facilmente, sem danificar as ligações da estrutura simples do polímero e o calor do processo de corte proporciona um excelente "acabamento polido" ao olhar.

Por outro lado, uma amostra de 3 mm material policarbonato de espessura tem o corte muito mais lento em apenas 4 mm / s de velocidade. A estrutura de polímero mais complexa retarda a velocidade de corte e o material quimicamente degrada devido as numerosas ligações a serem quebradas. Como resultado, o policarbonato torna-se carbonizado e descolorido. Uma maior pressão de ar (90 psi) é usada para minimizar a carbonização, no entanto, a superfície de corte final é ainda muito descolorida. Infelizmente, este comportamento é típico de materiais de policarbonato, quando cortados por um laser de CO2. Apesar de suas características de resistência superiores, esses resultados devem ser considerados ao selecionar um material, especialmente para projetos onde a borda do corte final é visível.

Fonte: Synrad

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Gravação de clichês a laser

Abaixo um vídeo da TAICO 960ES3 com 100W gravando um clichê de borracha.




A gravação de de clichês a laser é bastante viável pois substitui o processo de gravação química com várias vantagens como:

- Menor custo;
- Maior velocidade e agilidade;
- Sem risco de contaminação química;
- Sem uso de produtos químicos;



quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Novo Site da Luminosos Campinas

A Luminosos Campinas está com um novo site...


A Luminosos Campinas é cliente TAICO e desenvolve projetos de grande porte em vários seguimentos e utiliza corte a laser em escala industrial.

Visite...

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Utilizando aditivos para a gravação em aço inox



Abaixo um vídeo da TAICO 1280 ES4 gravando uma placa de aço inox utilizando um aditivo específico para esse tipo de aplicação.






Lasers de dióxido de carbono (CO2) não conseguem gravar diretamente no aço inox, mas com o uso de aditivos específicos esse trabalho é possível.

No caso utilizamos um aditivo em spray.





quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Solução interessante para Marchetaria

Uma ideia muito boa de aplicação de madeira à uma caixa já pronta.


Com uma máquina como a TAICO 960 ES4 que a mesa é móvel em 260 mm na vertical é possível fazer peças desse tipo onde necessita-se entrar com a caixa dentro da máquina. 

Mais informações no Engravers Journal desse mês...

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Novo Site da TAICO

A Taico Laser está com novo site na rede.


Muito mais completo e dinâmico.
Agora com todos os modelos, várias fotos e vídeos das máquinas trabalhando.

Acesse...

terça-feira, 26 de junho de 2012

Novos Modelos TAICO ES4

A Taico acaba de receber as primeiras máquinas da nova linha Evolution Series 4, que são uma evolução da série anterior TAICO ES3.




O que é novo?


- As novas TAICO foram totalmente customizadas conforme a nossa solicitação;
- Agora utilizamos guias lineares japonesas THK que são sinônimo de qualidade e precisão;
- Sistema automático de controle do fluxo de ar comprimido;
- Última versão do Pax Laser Controller, toda em português;
- Novo sistema de movimentação muito mais eficiente e com proteção para as guias;
- Mesa ajustável automaticamente na vertical (disponível para alguns modelos);




- Nova mesa do tipo facas/plana;
- Vários opcionais como sistema rotativo, auto-focus, entre outros;








Agende uma vista e venha conhecer nossas novas máquinas.


NOVO ENDEREÇO - Rua Dr. Angelino Sanches, 415, Jardim São Pedro
13.466-490 - Americana - SP
Telefone: (19) 3648-6121
vendas@taicolaser.com.br

sexta-feira, 20 de abril de 2012

A TAICO está desde Fevereiro desse ano em um novo espaço. Bem maior e mais equipado para o nosso trabalho.
Abaixo um pequeno painel de imagens desse novo espaço.


O novo local nos possibilitou uma melhor organização de nosso pessoal, bem como a possibilidade de termos todas as áreas da empresa próximas umas das outras. 

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A Chauaa mostra sua criatividade em novo Blog.

A Chauaa do meu amigo e cliente Rodrigo Mafra mostra em seu Blog o que é possível fazer com o corte laser e muita criatividade.















Não deixem de visitar: http://chauaa.blogspot.com/


e também: http://inlaser.blogspot.com/